O planejamento previdenciário é o estudo realizado na pré-aposentadoria visando a melhor renda mensal para o contribuinte.
Neste estudo é levado em consideração:
- os tipos de aposentadoria;
- o tempo de contribuição;
- o valor da contribuição;
- a quantia que o trabalhador deseja receber de benefício;
- o direito adquirido;
- se você entra em algumas Regras de Transição da Reforma da Previdência.
Parece simples, mas não é, pois cada planejamento é exclusivo, cada segurado tem um caminho único para chegar até a melhor regra de sua aposentadoria.
Como o processo de aposentadoria exige o cumprimento de uma série de requisitos, é necessário estar atento a cada um deles.
No planejamento, verificamos não somente o histórico trabalhista constante nas carteiras de trabalho, mas também exposições às insalubridades, ou até mesmo se há algum problema de saúde física e/ou mental que possa enquadrar o segurado como PcD e adiantarmos a sua aposentadoria.
É neste momento que procuramos lacunas de contribuição, verificamos todo o Extrato de Contribuição (CNIS) e caso necessário, já solicitamos o reparo de documentação junto à Previdência Social, para que lá na frente, tenhamos uma concessão de aposentadoria sem erros.
Sem o planejamento, você pode ingressar com o requerimento de aposentadoria, entretanto, as chances da renda ser menor do que se espera, é grande. A inexperiência prejudica o segurado, pois não é somente contribuir, mas o quanto contribuir, até quando e qual regra de transição é válida para ele.
Aqui na Trocoletti, somos especialistas na área Previdenciária, e podemos lhe ajudar neste caso!